Pular para o conteúdo

Ficha técnica

Páginas: 112

Edição: 1ª

Formato: 14 x 21 cm

Acabamento: Brochura

Lançamento: 2019

ISBN: 978-85-93006-08-1

Apresentação

Candiota – Uma aventura chinesa narra, por meio de histórias breves, sem rígida cronologia, a jornada do engenheiro civil J. Claudio Linkewitsch nos Pampas do extremo sul brasileiro. Capitaneando, junto a engenheiros chineses, a construção de uma usina termelétrica na cidade de Candiota (RS), o autor nos oferece deliciosas narrativas baseadas em seu cotidiano, nas quais são sublinhados valores humanos, como o companheirismo, a lealdade, a amizade e a perseverança.
O inevitável choque de culturas revela que Brasil e China têm muito mais em comum do que se possa imaginar e que o aprendizado mútuo é capaz de gerar incríveis realizações. Nesse bojo, o autor nos presenteia com sua narrativa solta e dinâmica, valendo-se de comentários aleatórios e nos colocando dentro das cenas. Tudo isso com muita sensibilidade. Sem dúvida, uma fantástica leitura.

Sobre o autor

J. Claudio Linkewitsch se formou como engenheiro civil em 1977, na Faculdade de Engenharia de Bauru (SP). Sua trajetória profissional é marcada por obras de grande porte, como a implantação e a ampliação de unidades industriais em Manaus (AM), Guaratinguetá (SP), São Bernardo do Campo (SP), Camaçari (BA) e Montevidéu (URU). Também trabalhou com resseguro de obras de infraestrutura em países como Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Participou do projeto de implantação do terminal de apoio à exploração de petróleo da camada pré-sal no Guarujá (SP). O projeto que viabilizou a Usina Termelétrica de Candiota (RS), desenvolvida por meio de uma parceria entre os governos brasileiro e chinês, inspirou diversos escritos. Em 2019, o autor decidiu compartilhar suas histórias e reflexões, impressões puramente pessoais baseadas nessa época, no presente livro, sua obra literária de estreia.